terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dionisíacas

 Dionisíacas é o nome de uma série de peças famosa da Cia. Teatro Oficina, polemica e conhecida por encenar com atores nus, assim fazendo um divisor de água e elevando a difusão da cultura a um outro nível de expressão. As quatro peças da série são as seguinte:



Taniko - O Rito do Mar
A peça foi remontada em 2008 para celebrar os cem anos da chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil. A montagem original é do irmão de Zé Celso, Luís Antônio, morto em 1987. O "espetáculo sensorial", feito para crianças, é baseado no teatro nô japonês, com influências da bossa nova e da ioga, e narra a história de um grupo de mochileiros que busca uma solução para a vida. A peça é gratuita, mas quem puder deve levar um brinquedo, um doce ou outro alimento.




Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!
Na segunda montagem sobre a vida de Cacilda Becker (a primeira foi em 1998), Zé Celso e Marcelo Drummond escalaram vários atores para viver o papel da diva que morreu em 1969. Anna Guilhermina, Luiza Lemmertz e Vera Barreto estão entre as atrizes do musical dividido em quatro episódios, que parte da vida de Cacilda Becker para contar a história do teatro brasileiro. 



Bacantes
A peça, reconstitui o rito de origem do teatro, com músicas feitas por Zé Celso. Para contar o nascimento e renascimento do deus Dionísio, a última tragédia grega conhecida, "Bakxai", de Eurípides (406 a.C.), é montada como uma ópera de Carnaval, em cinco episódios e 25 cantos. "Bacantes" foi montado pela primeira vez em 1995.



O Banquete
Zé Celso recria o clássico diálogo de Platão sobre amor, a partir de versos musicados. Na história, Marcelo Drummond vive Agatão, um ator grego que acaba de encenar "As Bacantes" e recebe, em sua casa, convidados como Sócrates, Aristófanes e o poeta Fedro para um banquete regado a álcool. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário